Se você nunca executou um backup em seu computador, agora é um ótimo momento para começar. Com assistentes de backup simples para orientá-lo durante o processo, até mesmo usuários não técnicos devem poder usar o NovaBACKUP para configurar seu primeiro trabalho de backup com facilidade em questão de minutos. Enquanto toma sua xícara de café da manhã, você pode fazer backup dos arquivos e fotos do seu computador, garantindo que eles estejam protegidos contra vírus, falhas no disco rígido, exclusão acidental, roubo ou qualquer outra forma de perda de dados.
Para ajudá-lo a começar a usar o NovaBACKUP Assistente Expresso (Express Wizards), orientaremos você passo a passo sobre como fazer backup do seu PC e salvá-lo em uma unidade local como um disco rígido externo, uma unidade de rede, uma unidade flash ou um CD / DVD .
Também temos instruções sobre como configurar um backup automático manualmente sem usar o Assistente Expresso (Express Wizard).
Etapa 1 – Execute o Assistente Expresso
Quando você inicia o NovaBACKUP, você recebe duas opções simples. Clique na primeira opção para executar o Assistente Expresso (Express Wizard) .
Em seguida, você recebe três opções: backup, restauração ou edição de uma tarefa de backup existente. Para configurar seu backup, selecione Backup.
Etapa 3 – Selecionar Backup Local
Existem várias opções de backup para escolher. Para o seu primeiro trabalho de backup, recomendamos a execução de um backup local em um dispositivo externo. Se você gostaria de fazer um backup na nuvem, 2GB de armazenamento de backup online está incluído no NovaBACKUP gratuitamente. Selecione Backup local por enquanto.
Etapa 4 – Selecione o que fazer backup
Existem três opções para escolher aqui. Você pode selecionar Todos os arquivos em seu disco rígido, apenas a pasta Meus documentos ou Seleção personalizada para escolher os arquivos e pastas exatos que você deseja fazer backup. Para este exemplo, estamos fazendo backup apenas de Meus documentos , selecionando essa opção, mas sinta-se à vontade para selecionar a opção que funciona melhor para você.
Etapa 5 – Selecione o destino do backup
Um nome padrão é dado ao seu trabalho de backup, mas fique à vontade para alterá-lo para o que você quiser. Em seguida, selecione o destino para os arquivos de backup a serem salvos. Se você estiver salvando seus arquivos de backup em uma unidade externa, precisará conectá-lo para que o NovaBACKUP reconheça este dispositivo.
Você pode configurar seus backups para serem executados automaticamente para você em um cronograma definido. Para economizar espaço, recomendamos marcar a caixa que diz “Fazer backup de todos os arquivos selecionados apenas uma vez por semana. Nos outros dias, o backup selecionou apenas os arquivos que foram alterados. ”Escolha em que dia você deseja que o backup completo ocorra e clique em próximo .
Com essa configuração, você terá um backup completo executado automaticamente uma vez por semana, com um backup diferencial para fazer backup somente dos arquivos alterados nos outros dias. Se você quiser calcular o tamanho do backup para garantir que o local de destino tenha espaço suficiente, clique em Calcular . Quando estiver pronto para iniciar o backup, selecione Iniciar Backup .
Etapa 8 – Verificar o progresso do backup
Uma barra de progresso mostrará o status do backup e permitirá pausar ou interromper o backup a qualquer momento. Quando o backup estiver concluído, você está pronto. Se você deseja controlar quantos backups são salvos para economizar espaço de armazenamento, também é possível configurar uma programação de retenção de backup .